Risco de agricultura em grande escalaOs sistemas ineficientes não só destroem a natureza com as suas enormes necessidades de espaço, como também não são fiáveis e só podem ser operados com um enorme esforço.
Aqui está um quadro que mostra as necessidades de água da agricultura. O que fazer quando fica mais seco e mais quente? Menos água, que se evapora ainda mais depressa. Centrais de dessalinização gigantescas, infra-estruturas gigantescas para levar a água aos campos? Ilusão, a agricultura em grande escala está sobreendividada e emaciada. No passado, um agricultor com 200 hectares na Áustria seria considerado um rico proprietário, mas hoje tem de esperar pela próxima transferência de subsídios para comprar um sistema de controlo GPS para o seu tractor por 12.000 euros. Uma conduta de 15 km do Danúbio para um campo cada vez mais seco? Demasiado caro, incomportável aos preços agrícolas actuais.
Os agricultores estão a protestar veementemente contra o limite da UE de um máximo de 50 mg de nitratos por litro de água subterrânea. É uma questão de existência: ou se polui as águas subterrâneas ou se morre.
Os seres humanos, os animais e as plantas não podem viver sem fósforo: Mas em breve a matéria-prima vital ameaça tornar-se escassa - e nada a pode substituir. Trazido para os campos como fertilizante, é arrastado para o mar. A fertilização excessiva dos mares ameaça sobretudo os mares pouco profundos, como o Mar Báltico. A Iniciativa Global de Investigação sobre o Fósforo (GPRI) estima que, todos os anos, 8 a 15 milhões de toneladas de fósforo são arrastadas para o mar. O trigo contém 2,7 a 3,2 g de fósforo por kg. 1 kg de fósforo é suficiente para 350 kg de trigo. 8 milhões de toneladas de fósforo são suficientes para 2.800 milhões de toneladas de cereais, 15 milhões de toneladas de fósforo são suficientes para 5.250 milhões de toneladas de cereais. Muitas vezes, o fósforo necessário para a produção mundial de 750 milhões de toneladas de trigo é simplesmente lavado directamente do campo para o mar. Não podemos continuar a dar-nos ao luxo de desperdiçar uma matéria-prima tão importante para a agricultura em grande escala!
Todos os produtos químicos para combater insectos, ervas daninhas, fungos, até que ponto são realmente prejudiciais? |